A cada 25 a 35 dias em média, o nosso endométrio descama se não ocorreu a fecundação do óvulo. A primeira menstruação chamamos de menarca e pode ser um pouco constrangedora, pois não há aviso prévio de que ela está chegando. É neste momento que ouvimos um monte de neuras sobre a menstruação. Mães, irmãs mais velhas, tias, avós e a própria internet reforçam tabus que nos fazem sentir vergonha. Mas está na hora de pensarmos diferente e amar nosso ciclo.
Incrivelmente menstruamos cerca de 30 a 100 ml de sangue, raramente é mais do que isso. Eu sei, você pensou que sangra um litro de sangue por mês, pois vaza na roupa, enche o absorvente ou vê no fundo do vaso sanitário uma sanguera desgramada. Pois se você usar um coletor menstrual, tenho certeza que você vai ficar muito mais tranquila ao ver a quantidade pequena que é. O que acontece é que o sangue se espalha muito, dando a impressão de volume.
Hoje, eu quero te mostrar por onde o fluxo sai. A maioria nem faz idéia de como esse sangue sai do colo uterino, aliás, não é só sangue não. É uma mistura de água, muco, tecido do endométrio, cerca de 14 proteínas que se juntam ao sangue fazendo volume.
Lá em cima, no fundo do canal vaginal (que na verdade nem é tão fundo assim, são cerca de 10 cm quando não estamos excitadas), encontramos uma superfície arredondada e com a textura da ponta do nariz quando estamos próximas de menstruar. Se você deslizar o dedo sentirá um pequeno orifício, é por aí que o sangue flui durante os cinco a sete dias Pode procurar aí. Seja gentil e cuidadosa, você não vai se machucar.

Confere então a imagem destes lindos colos uterinos fluindo este elixir da vida.

Pra você ter ideia do quão elixir pode ser, na Índia e EUA já existem bancos de sangue menstrual para estudos, pois estão descobrindo maravilhas desse fluído. Assim que souber mais novidades, conto pra vocês.
E me conta aí, você já usou o coletor menstrual e também chocou com o pouco que sangramos todo ciclo?