Oie, guria! 

Se tu já tentou se relacionar 1, 2, 3, 4 ou 5 vezes e ainda está sentindo muito desconforto lá embaixo ou simplesmente não consegue penetrar, esse artigo é para ti!

Me acompanhe nesta leitura de apenas 3 minutos para entender porque, para ti, amar dói.

 

Eu sou Fisioterapeuta Pélvica especializada na reabilitação de disfunções sexuais femininas e se tem um assunto que eu entendo é de dor durante a relação. Muitas mulheres, sofrem com essa disfunção por toda a vida porque nunca encontraram alguém que lhes dissesse que sentir dor não é normal e precisa ser tratado…

Existem duas principais queixas relacionadas ao início da vida sexual: a Dispareunia e o Vaginismo.

A Dispareunia se caracteriza, principalmente, pela ardência. Funciona da seguinte forma: tu até consegue penetrar, mas arde, queima, rasga e às vezes o movimento do “vai e vem” se torna impossível e o parceiro tem que tirar o pênis porque a dor é insuportável ou, às vezes, se entrar e ficar um tempinho parado, depois alivia e dá para continuar, mas tudo fica dolorido lá embaixo.

As causas dessa disfunção podem ser musculares, por alta tensão, ou por falta de lubrificação. Então, teste! Inclua um lubrificante extra na relação, se melhorar o desconforto, ótimo! Se não, é provável que a causa seja a tensão da musculatura íntima e o ideal é se consultar com uma fisio pélvica.

Atenção: se tu não sentia dor antes e passou a sentir só depois, procure um ginecologista para investigar!

O Vaginismo te dá a sensação de que tu está tentando atravessar uma parede. Quando vamos tentar ter a penetração, a tensão da musculatura é tão grande que o pênis não consegue entrar, a musculatura é tão rígida que a dor se assemelha a sensação de estar atravessando uma parede, parece que não tem espaço para o pênis entrar.

Mesmo um dedo, um absorvente interno ou um exame ginecológico não conseguem entrar. Em casos assim, não se força a penetração e é somente através da fisioterapia pélvica que nós conseguimos aliviar essa tensão e resolver essa queixa.

Se tu já escutou frases como “tu precisa relaxar, bebe que a dor passa” eu imagino como tu ficou frustrada quando esse método não deu certo. Infelizmente, a desinformação sobre essas disfunções é muito grande…

Meu conselho para ti que está passando por alguma dessas situações é: procure uma fisioterapeuta pélvica e busque entender porque sua musculatura está tão tensa.

É medo de engravidar, de romper o hímen, de pegar alguma doença ou tu está com vergonha e insegura? Seja sincera consigo mesma.

Caso tu não tenha condições de se consultar com um fisio pélvica por motivos pessoais, tu pode entrar no eu programa on-line para quem sofre com dor no sexo – Quando Amar Dói!

Portal Quando Amar Dói

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender melhor o que está acontecendo com o seu corpo! Fique bem! 

Beijos da Vagi <3