Oie, guria!
Tu sabes o que fazer quando a candidíase ataca e tu só consegue marcar uma consulta com a ginecologista para vários dias depois?
Hoje eu estou aqui para te salvar! Me acompanhe aqui nessa leitura de apenas 3 minutos para entender qual a melhor forma de agir para acabar com a coceira e o corrimento em casa:
Guria, se tem um assunto que eu entendo e tenho muita experiência, esse assunto é a candidíase!
Eu já tive sérios problemas com a cândida que chegaram a durar mais de 8 meses tendo crises praticamente semanais!
O meu caso foi mais sério pois passei por um processo chamado Disbiose, quando a nossa microbiota (organismos de defesa que ficam desde a boca até os anus, bexiga e vagina) estavam descompensados devido a vários tratamentos com antibióticos que havia feito durante o ano.
Foi uma sobrecarga de antibióticos no meu corpo, o que deixou meu sistema de defesa muito baixo e a candidíase começou a vir com muuita frequência!
A candidíase de repetição é bastante comum em mulheres que fazem uso de corticoide, antibióticos ou anticoncepcionais (métodos contraceptivos hormonais em geral). Então, se o seu caso for parecido com o meu, não deixe de procurar um ginecologista, urologista ou até coloproctologista para te ajudar!
Mas agora vamos para a parte prática! O que fazer quando começar uma crise?
1) Tomar um banho.
Passo 1: Antes de tu ir tomar seu banho, lave as mãos.
Passo 2: Com a mão úmida e sem nenhum sabonete, tu vai inserir o dedo no interior do canal vaginal.
Ao inserir e retirar, ti vai ver que o dedo vai sair cheio de uma secreção branca que parece um leite talhado. O cheiro deve lembrar um iogurte, uma fermentação, nada de cheiro de peixe podre ou algo que remeta a uma infecção!
Passo 3: Tu vai inserir e retirar o dedo várias vezes até que toda aquela colônia de fungos que está no seu canal vaginal tenha saído.
Deixá-la lá dentro não vai ajudar em nada com que tu se recupere, só vai causar mais desconforto de coceira e ardência.
Passo 4: Hora de higienizar – quando estamos com a candidíase, não é recomendado que se use o sabonete na vulva. Lave preferencialmente com água e somente na região do ânus, passe o sabonete.
Dica: fique sem calcinha sempre que possível e troque sua toalha de banho, no máximo, a cada 48h.
2) Tratamento natural e seguro.
Depois de tu se lavar, tu vai perceber que a sua região íntima vai estar muito sensível.
Se tu não conseguiu marcar logo uma consulta com a ginecologista, não use antifúngicos, pomadas ou flogo rosa por conta própria. Eu indico que se use um óleo de coco, daqueles que se compra no mercado mesmo.
Como aplicar: com a mão limpa, aplique primeiro na vulva e depois dentro do canal vaginal. Pode aplicar sem medo, isso vai ajudar a dar uma recuperada na sua mucosa e tecido.
Dica: deixe na geladeira ou freezer, ele ficará mais durinho e a temperatura vai ajudar a aliviar possíveis ardências que tu estiver sentindo.
“Vagi, e os banhos de assento com bicarbonato?”
O banho de assento ajuda bastante também. Lembre-se sempre de limpar o interior do canal (passo 2) antes de fazê-lo para que seja eficiente.
O bicarbonato vai ajudar a equilibrar o seu pH vaginal, mas tome cuidado com o excesso! A alta frequência pode te levar a ultrapassar a dose.
Guria, foi cuidando da minha alimentação e suplementação que eu consegui fortalecer a minha imunidade e evitar que essas repetições acontecessem, eu fiz um processo de várias semanas com um nutricionista. Mas, durante esse processo, essas dicas que eu dei acima foram cruciais!
Hoje em dia eu me recuperei, não tenho mais crises de candidíase. Então calma! Tu vai conseguir também.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Um beijo, Vagi <3