Oie, guria!
Tu tem dúvidas sobre até que ponto uma secreção branca que não coça e nem arde pode ser considerada normal ou pode ser um corrimento?
Essa dúvida é muito comum entre as mulheres e hoje eu vim esclarecer essa questão pra ti!
Me acompanhe aqui nessa leitura de apenas 3 minutinhos:
Guria, a primeira coisa que tu precisa saber é que no interior do nosso canal vaginal nós produzimos, sim, secreções diárias! Elas são fundamentais para manter a humildade do interior do canal e também a nossa imunidade.
Quando a nossa vagina passa a modificar a secreção fisiológica, pode ser um sinal de que ela está tentando expulsar algum corpo estranho ali da região ou ela já foi infectada e está produzindo essa secreção em excesso como uma resposta inflamatória da região.
Depois que o período menstrual acaba, ali nos primeiros dias, o nosso corpo já começa a produzir uma secreção branca que geralmente tem uma textura leitosa.
Essa secreção é fluida, clarinha, tem um cheiro no máximo levemente fermentado – não deve ter um cheiro ruim de infecção – ela não é liguenta ou pastosa no dedo, parece uma loçãozinha e não arde ou coça!
Em seguida, conforme vamos chegando ao período fértil, essa secreção começa a ficar mais transparente e com a sensação de puxa-puxa. Quanto mais chegamos perto da ovulação a sensação puxa-puxa vai só aumentando, mostrando que tu está bem próxima do período fértil ou já ovulando.
Assim que acabamos a nossa ovulação, somos inundadas de um hormônio chamado Progesterona, que seria responsável por ajudar a manter a gestação caso o óvulo tivesse sido fecundado. Esse hormônio deixa aquela secreção que antes era clarinha e fluida mais intensa e pastosa, a sensação é de tocar em uma pomada mesmo, mas da mesma forma ela não arde, coça ou irrita.
Lembre-se, guria: se coçou, ardeu, irritou, começou a produzir em uma quantidade muito grande, se ficar mais amarelado, esverdeado, acinzentado ou até se tu sentir que está fermentando, corra para a um ginecologista para resolver qualquer que seja o problema da sua região.
O que eu não indico para vocês é que: usem demais o protetor diário, passem o dia inteiro de calcinha e não a tire nem para dormir, usem sabonetes muito perfumados, usem em excesso sabonetes íntimos e usem somente papel higiênico quando evacuar – é muito importante que tu se lave ou use um lenço umedecido.
Se tu usa algum método contraceptivo hormonal como, pílulas, sius, injeções, anéis vaginais, etc. tu vai perceber que a sua secreção tende a ficar branquinha e linear – o mês inteiro praticamente a mesma coisa.
Então fique atenta, guria! Não precisa ter neura. Todas as mulheres produzem essa secreção e é até uma indicação de saúde.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!