Enquanto muitas mulheres vivenciam o sexo como algo divertido, relaxante, libertador, prazeroso e repleto de conexão, para muitas outras a realidade é totalmente diferente! Cerca de 50% das mulheres em algum momento da vida se queixarão de dor no sexo.
Se você está passando por alguma dificuldade nos momentos de intimidade ou conhece alguém que esteja passando por isso, fica aqui! Essa leitura, que vai levar em torno de 2 minutos, pode mudar sua vida!
Porque o sexo pode doer?
Motivos simples como ressecamento vaginal, intestino preso e baixo desejo sexual, podem ocasionar desconfortos pontuais, que melhoram assim que se incluir um lubrificante extra, mudar de posição ou deixar para um momento em que está mais no clima.
Mas, infelizmente, não é tão simples assim para muitas! Ao longo da vida passamos por diversas situações como primeira menstruação, primeira relação sexual, gestação, pós parto e menopausa. Além do stress diário, uso de medicamentos, algumas doenças ginecológicas como Endometriose e infecções vaginais, todos esses eventos podem tornar o sexo, que deveria ser algo gostoso, em um momento de sofrimento. Que pode se arrastar por meses caso a mulher não procure um tratamento.
– Doeu uma vez? Pare e não force! Nada de continuar para satisfazer o outro.
– Vem doendo no último mês e antes era prazeroso? Procure sua ginecologista para um exame completo
– Dói há muito tempo e a ginecologista não achou o motivo com os exames de rotina? Procure uma segunda opinião e, se possível, procure uma fisioterapeuta pélvica na sua região! Se você sente que a causa também é emocional, não deixe de procurar uma terapeuta!
Dói no fundo ou na entrada?
Dependendo da localização do desconforto e de quanto tempo começou, podemos desconfiar do que está acontecendo:
-
É bem na entrada e parece que está atravessando uma parede?
Se um lubrificante não ajudar desconfie de Vaginismo, que é quando a musculatura do assoalho pélvico trava e impede a penetração! Muito comum em mulheres virgens que estão tentando iniciar sua vida sexual. Para saber mais clique aqui: Quando amar dói – Vagina sem Neura
-
A primeira penetração tem uma sensação forte de ardência, mesmo estando bem lubrificada, mas sente que vai aliviando conforme vai relaxando?
Desconfie de Dispareunia por tensão da musculatura! Comum em momentos de stress e no pós parto.
-
Sente coceira, queimação, fisgada ou como se tivesse um corte em um ponto específico?
Procure ginecologista para investigar alguma infecção. Até mesmo uma simples candidíase de repetição pode levar a essa sensação.
-
A sensação é uma cólica no fundo?
Experimente uma penetração mais rasa, até mesmo um pênis muito comprido pode ser o motivo!
Confira esse vídeo para entender direitinho o que pode estar causando: LINK DO VÍDEO SOBRE DOR NO FUNDO
Bebe para relaxar!
Infelizmente, muitas mulheres escutam esse conselho até mesmo do ginecologista! Álcool pode ajudar nessa situação? Se você sente que relaxa e fica mais solta, ele pode dar um empurrãozinho, sim, mas em doses maiores pode ocasionar um efeito rebote com redução do desejo sexual e inclusive te deixar mais emotiva e piorar ainda mais a situação!
Enquanto você espera a consulta com a sua ginecologista ponha em prática essas dicas e veja o que funciona pra ti:
-
Lubrifique! Se você estiver disposta a ter relação com penetração, é muito indicado usar um lubrificante à base de água ou siliconado! Mas evite aqueles que esquentam, esfriam, tem sabor ou cheiro, isso pode ser um motivo a mais para irritar a região! Algumas sugestões minhas estão aqui: Produtos – Lubrificantes | Testadoras da Vagi
-
Vai sem pressa! Com ansiedade e stress o nosso cérebro retarda o processo de excitação da sua vagina! Só penetre se sentir tua vagina pedindo pela penetração, senão, abuse dos carinhos na vulva!
-
Comunique seu parceiro! Nunca esconda sobre seu desconforto, isso só vai piorar a situação! Transar com dor e depois ir chorar escondida no banheiro está proibido!
-
Experimente novas formas de fazer amor! Muitas mulheres acreditam que não terão prazer enquanto não rolar uma penetração com conforto, mas estão enganadas! Explore novas possibilidade como massagem, banho juntos, roça roça por fora, sexo oral, masturbação sem penetração! Se desconfiar de alguma infecção evite receber oral 😉
-
Deixe vibrar! Já experimentou vibradores? A vibração ajuda a relaxar a musculatura íntima e pode te ajudar a relaxar e dessensibilizar a região caso o motivo da dor seja falta de relaxamento ou tensão da musculatura! Prefira modelos externos!