Se você precisasse fazer um teste de gravidez hoje, escolheria um exame de sangue feito em laboratório, ou um teste de farmácia, para em casa, a partir da urina? Em qual método você confiaria mais?
Sem dúvida, o exame de sangue é o que detecta com mais precisão o resultado. Ele pode ser feito a partir de 10 dias após a relação sexual, não precisa nem esperar o atraso da menstruação. Se for muito cedo, talvez precise ser refeito, pois as taxas hormonais ainda estarão em elevação. Caso o resultado não dê certeza de que a gestação está evoluindo, é necessário repetir o teste.
Já os exames de urina, mais modernos e rápidos, entregam o resultado em média quatro dias antes do atraso da menstruação. Caso você use o calendário para acompanhar o ciclo, essa contagem regressiva fica mais fácil. Quando mais próximo à data prevista da menstruação seguinte, mais confiável será o resultado. Recomenda-se utilizar a primeira urina do dia, logo ao acordar, pois a concentração de hormônios é maior.
A grande diferença entre os dois exames é que a coleta de sangue determina, inclusive, em qual semana gestacional a mulher está. Outro detalhe também a observação da produção hormonal adequada para a formação do feto e saúde da mãe.
Entretanto, para a simples conferência de estar ou não grávida, ambos os teste são eficazes. Tudo dependerá da sua pressa e o tempo que se passou desde a fecundação.
Vale lembrar que se a gestação não estiver nos seus planos, você PRECISA adotar um método anticoncepcional aliado à camisinha.